O caminho mais longo para chegar à Europa

Apesar de todos os sobressaltos, a época do Braga poderá conduzir às competições europeias. Depois do empate no Bessa, e a uma jornada do final do campeonato, a sofrida equipa de António Caldas detém o sétimo lugar, que, a manter-se nos 90 minutos que restam da competição, garante a participação na Taça Intertoto, um caminho mais longo para a Taça UEFA que condicionará a planificação da pré-temporada de 2008/09.
O representante português que vier a ser indicado pela Federação para a Taça Intertoto - o melhor classificado de entre os que se propuseram e terminam a época acima do meio da tabela - entrará em prova apenas na terceira e última série de eliminatórias, cuja primeira mão se joga a 19 e 20 de Julho, e a segunda entre os dias 26 e 27. O sorteio da prova teve lugar no final de Abril e remeteu, para Portugal, o vencedor do jogo entre os representantes da Bielorrússia ou da Macedónia e da Turquia. Se ultrapassar essa eliminatória, o representante luso garante presença na segunda e derradeira ronda de apuramento para a Taça UEFA.
Neste momento, o Braga reúne todas as condições para disputar a Taça Intertoto, embora, em termos matemáticos, o sétimo lugar esteja ainda ao alcance do Belenenses e do Boavista. Os axadrezados não representam obstáculo, neste capítulo, porque não se candidataram à Intertoto. Já a equipa de Jorge Jesus - futuro treinador dos bracarenses, que, anteontem, confirmou os contactos com a SAD presidida por António Salvador - conta-se entre as que se propuseram percorrer este caminho alternativo para a Taça UEFA e viram a proposta recusada pela Federação. O Belenenses tem até ao final do dia de hoje para recorrer desta decisão para o Conselho de Justiça. No entanto, mesmo que um eventual recurso viesse a ser aceite, os azuis teriam de recuperar, na visita ao Nacional, a diferença pontual na classificação, que os mantém um ponto atrás do Braga. As contas da Europa são o alento final para a recepção do Braga à Académica.
in OJogo

Sem comentários: