E agora Salvador?

O treinador José Peseiro era, como todos sabemos, um sonho antigo do presidente do SC Braga António Salvador. Em 2012 AS tornou esse sonho realidade contratando José Peseiro para orientar a equipa bracarense.

Ao longo da época foi notória a incapacidade do treinador ribatejano para comandar um projecto como o do SC Braga. As fracas exibições da equipa, marcadas pela instabilidade defensiva e pouca agressividade dos jogadores foram uma constante. 

Apesar do apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, a fase de grupos foi um fracasso, com especial ênfase para os dois jogos com o Manchester United em que após se adiantar no marcador a equipa bracarense permitiu a reviravolta. Já para não falar do jogo como Cluj em que a equipa bracarense nem cheirou a bola.

O afastamento (vergonhoso) da Taça de Portugal foi outra das desilusões com que os adeptos bracarenses foram brindados. Perante uma equipa notoriamente inferior, os jogadores do SC Braga entraram em campo a pensar que o jogo estaria já ganha, e os erros individuais custaram muito provavelmente a final da Taça de Portugal.

No que toca ao Campeonato, quando se antevia uma fácil conquista do terceiro lugar, e consecutivamente do aceso à Champions, tudo correu mal novamente... O Braga não soube ser Braga, e rapidamente começou a ser evidente que esta equipa (jogadores e equipa técnica incluída) não seriam capazes de agarrar o terceiro lugar. E assim foi, o Paços não deu hipótese, e mesmo quando seu, os jogadores do SC Braga não foram capazes de aproveitar.

Salvou-se contudo a conquista da Taça da Liga. O tal título tão desejado acabou por aparecer! Mas, soube a pouco! Soube e continua a saber, principalmente quando se esbanjou a possibilidade de marcar novamente presença na fase de grupos da Champions, que para além de sustentar o crescimento vivido ao longo dos últimos anos, permitiria igualmente um encaixe financeiro necessário para equilibrar as contas.

Aparentemente não resta a mais pequena dúvida de que o percurso do técnico José Peseiro terá terminado por Braga. Ainda assim, não nos podemos esquecer que o principal responsável por esta contratação é o presidente António Salvador, o mesmo que durante a época, em muitos momentos, podia ter mudado o rumo dos acontecimentos ao dispensar o técnico que havia contratado no início da época. Ao invés, preferiu aguardar, ver no que dava, e correu mal. Quando se cometem erros há que assumi-los, e agora é demasiado tarde para emendar o que de errado se fez.

Quanto a nós, adeptos, nada nos resta senão aguardar por novo técnico, novos jogadores, pois acima de tudo para o ano há mais! Esperamos contudo que o não apuramento para a Champions não seja demasiado negativo nas contas do clube e que na próxima época, com a pujança e o futebol com que fomos habituados, o Braga volte a ser o nosso BRAGA!

Sem comentários: