Braga vence derradeira edição da Intertoto

O Sporting de Braga é o detentor, por direito próprio, da última edição da Taça Intertoto, após ter sido a equipa proveniente da referida prova a chegar mais longe na Taça UEFA do que qualquer outra das dez vencedoras.

Qualificação

Com a remodelação das competições europeias a partir de 2009/10 a assinalar o fim da Taça Intertoto, a derradeira edição da prova começou em Junho último, quando ainda se disputavam os quartos-de-final do UEFA EURO 2008™. A prova concluiu-se em finais de Julho, tendo apurado Aston Villa FC, Grasshopper-Club, IF Elfsborg, RC Deportivo La Coruña, Rosenborg BK, Sp. Braga, SC Vaslui, SK Sturm Graz, SSC Napoli, Stade Rennais FC e VfB Stuttgart para a segunda pré-eliminatória da Taça UEFA.


PSG na mira

Cinco dessas equipas qualificaram-se posteriormente para a fase de grupos da Taça UEFA, onde o Rosenborg foi afastado, facto que deixou Aston Villa, Deportivo, Estugarda e Braga em luta por um lugar nos 16 avos-de-final. A formação portuguesa foi a última resistente, após eliminar o R. Standard de Liège por um total de 4-1, resultado que valeu o apuramento para os oitavos-de-final, o confronto com o Paris Saint-Germain FC e a honra de poder ser declarado vencedor da Taça Intertoto, por ser a única formação ainda em prova.


Caminhada do Bordéus

O troféu será entregue pela UEFA aos bracarenses antes do encontro da segunda mão ante o PSG, no dia 19 de Março, no qual os comandados de Jorge Jesus tentarão tornar-se a primeira equipa a vencer a Taça UEFA depois de transitar da Taça Intertoto. A melhor campanha na competição é ainda a do FC Girondins de Bordeaux, quando chegou à final da competição em 1995/96, onde viria a perder frente ao FC Bayern München.



in Uefa

Sem comentários: