Orlando Sá marca na selecção

Orlando Sá, jogador do SC Braga foi o autor do primeiro golo da selecção portuguesa contra Cabo Verde num jogo a contar para o XIII Torneio Internacional da Madeira. O jogo terminou com uma vitória portuguesa por 2-0, e com Rui Caçador, o seleccionador da equipa de futebol de sub-21, a pedir desculpas pela forma como Pereirinha e Rui Pedro desperdiçaram uma grande penalidade.

O primeiro troféu europeu para o palmarés do SC Braga



A partida contra os franceses do PSG começou da melhor forma com a entrega do troféu relativo à conquista da Taça Intertoto. Infelizmente o jogo não terminou com uma vitória bracarense, o que ditou o afastamento da equipa liderad por Jorge Jesus da edição da Taça Uefa 2008/2009.

O momento


A caminhada do Braga terminou... Os Guerreiros do Minho foram afastados da Taça UEFA pelo PSG com um golo solitário que empurrou a equipa bracarense para fora desta competição.
Os culpados desta derrota?? É uma questão que nem se coloca, o mérito do Braga não merece contestação... O PSG fez um jogo matreiro, aproveitou uma falha da nossa defesa, e o futebol é assim! De qualquer das formas, o SC Braga mostrou o seu futebol e ensinou a muitos treinadores e muitas equipas por essa europa fora como jogar à bola.
Para o ano há mais, esperamos nóspelo menos, e mais uma vez estaremos lá para apoioar... Poucos mas bons!

O fim do sonho!

Convocados de Queirós

Carloz Queiroz já divulgou a lista de convocados para o embate com a Suécia, referente à qualificação para o Mundial'2010, e para o compromisso particular com a África do Sul. O guarda-redes Beto (Leixões) é a grande novidades na lista, uma vez que se estreia nos trabalhos da Seleção Nacional.

Destaque ainda para os regresso de Ricardo Carvalho, Bosingwa, Nélson e Simão Sabrosa aos eleitos.

Recorde-se que Portugal alinha no importante desafio com a turma sueca no Estádio do Dragão, dia 28 de Março às 20:45, defrontando no dia 31 de Março, no Estádio Olímpico de Lausanne (20:45) a equipa da África do Sul, país anfitrião do Mundial'2010.

Lista de convocados:

Guarda-Redes: Daniel Fernandes (Bochum), Eduardo (Sp. Braga) e Beto (Leixões).
Defesas: Bruno Alves (FC Porto), Gonçalo Brandão (Siena), Pepe (Real Madrid), Ricardo Carvalho (Chelsea), Nélson (Bétis), Bosingwa (Chelsea) e Rolando (FC Porto).

Médios: Deco (Chelsea), João Moutinho (Sporting), Maniche (Atlético Madrid), Raúl Meireles (FC Porto), Duda (Málaga) e Tiago (Juventus).

Avançados: Danny (Zenit), Simão (Atlético Madrid), Hugo Almeida (Werder Bremen), Nani (Manchester United) e Cristiano Ronaldo (Manchester United).

in Record

Evaldo já pode ter folgas!

A janela de transferências já fechou, mas Jorge Jesus ganhou um reforço. Edimar já está em Braga há oito meses e o seu valor sempre esteve identificado pela estrutura técnica. Contudo, a resposta nos jogos nem sempre é igual à dos treinos e o brasileiro teve finalmente o primeiro teste contra a Académica. "Podia ter corrido melhor. Mas estou feliz pela estreia e pela confiança que Jorge Jesus me deu. Senti-me bem", comentou.
"Os companheiros deram-me muita tranquilidade para trabalhar. Este grupo é muito fantástico e constituído por pessoas de valor", continuou, lamentando o mau resultado da estreia: "Infelizmente não ganhámos. Mas quinta-feira temos de dar a volta por cima."
Edimar desenrascou-se bem na dura missão de fazer esquecer Evaldo, até então totalista. O seu nível técnico é bom e prefere passar a aliviar. Edimar é também forte a cruzar. O próprio sabe disso e tentou-o seis vezes, quatro delas com excelente pontaria. A limitação mais evidente tem a ver com o posicionamento, mas essa só os minutos de jogo poderão corrigir. Foi ultrapassado
algumas vezes pelos adversários. A rapidez permitiu recuperar em algumas dessas situações.
in OJogo

João Pereira na antevisão do jogo europeu

No rescaldo de um empate caseiro com a Académica, João Pereira não acusa o toque e garante que não é problemático. «Está a faltar-nos um pouco mais de concentração no momento da finalização», diz. «Também um pouco de sorte. Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para conseguir a vitória com a Académica, não foi possível, vamos levantar a cabeça para o jogo muito importante de quinta-feira.»
Ora é precisamente no jogo com o PSG, que pode valer uma entrada histórica na Taça UEFA, que o Sp. Braga centra agora todas as atenções. «Este empate não vai influenciar. Não tem nada a ver, são competições diferentes e a partir de agora vamos estar apenas focados no jogo com o PSG», garante o lateral. «Temos de ganhar para passar a eliminatória e não podemos esquecer isso.»
João Pereira garante de resto que a equipa não vai acusar o peso da responsabilidade. Isso não existe, sublinha. «Não é peso nenhum. Será uma alegria enorme se ganharmos ao PSG. É antes um incentivo conseguir algo que o clube nunca conseguiu, não é um peso.»
Nesse sentido, está tudo em aberto. «O empate 0-0 em Paris foi um bom resultado. Fomos lá para ganhar, não conseguimos, o empate foi menos mau», refere. «A partir de agora há 50 por cento de hipóteses para cada equipa e vamos dar o nosso melhor para conseguirmos chegar aos quartos-de-final.»

«Sp. Braga é uma equipa europeia e tem de se habituar a este ritmo»
O cansaço começa a fazer-se sentir na equipa, pelo menos fez-se sentir frente à Académica, mas João Pereira não lhe dá demasiada importância. «Em Portugal a maior parte das equipas não está habituada a jogar duas vezes por semana. Em muitos países da Europa, sobretudo em Inglaterra, os jogadores estão habituados a isso», diz.
«É normal que alguns jogadores sintam cansaço, mas o Sp. Braga é uma equipa europeia e temos de nos habituar a este ritmo de jogar duas vezes por semana. A Liga vai parar e depois de quinta-feira temos muito tempo para recuperar. Temos um grande plantel, todos os jogos são titulares, não há suplentes no Sp. Braga.»

in maisfutebol

Arbitro escocês em mais uma noite europeia

A UEFA nomeou o escocês Craig Thomson para arbitrar o encontro entre o SC Braga e o PSG que se disputa esta quinta-feira, a contar para a segunda mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA.

PSG perde antes de vir a Braga




O PSG perdeu por 3-1 frente ao Marselha na jornada que antecede a visita a Braga. Num clássico do futebol francês não houve lugar a poupança de jogadores,tendo sido os jogadores do PSG sujeitos a um grande desgaste que esperamos jogar a nosso favor esta Quinta feira.

Adeptos bracarenses em Paris!


Uma deslocação para mais tarde recordar!

Mais dois pontos que fogem em casa...

"Só houve uma equipa neste jogo. O Braga entrou muito bem e nos primeiros 15 minutos teve duas grandes oportunidades, com o Mossoró e o Paulo César. A Académica estava bem posicionada em termos defensivos, tentando evitar que o Braga criasse oportunidades. Depois deste período, o jogo ficou mais equilibrado e a Académica, na única vez que foi à nossa baliza, fez um golo. Na segunda parte arriscámos tudo, tentámos modificar o resultado. Merecíamos, por tudo que fizemos, ganhar este jogo. De qualquer modo, foi mais um ponto"
Jorge Jesus

Guerreiros do Minho

O SC Braga mostrou ao PSG esta noite em Paris porque é tida como a equipa que melhor futebol pratica em Portugal, e porque se mantém ainda na Taça UEFA. Num jogo em que os bracarenses não se aventuraram muito no campo, a posse de bola foi fundamental, tentando assim anular o PSG e o domínio do jogo que poderiam assumir. Esta estratégia resultou, o SC Braga não deixou o PSG jogar, pecando apenas um pouco nas saídas para o ataque que me pareceram muito lentas, destacando-se pela negativa Renteria que não aproveitou a única oportunidade do jogo, e não realizou na minha opinião uma boa partida.
A decisão fica assim adiada para a próxima semana aqui em Braga, onde é imprescindível ganhar, uma vez que um empate com golos não serve ao Braga!
Por último resta-me destacar o enorme esforço feito por todos os jogadores até ao último apito do árbitro, foramuns verdadeiros guerreiros, muitos deles já sem forças (João Pereira e Alan principalmente). Resta-nos agora recuperar energias para atacar a Académica já neste Domingo.

Empate em Paris alimenta esperança

O Sp. Braga preferia o empate com golos mas, certamente, regressa a casa com um sorriso bem rasgado, perante um nulo que abre excelentes perspectivas para a segunda mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA. O PSG assustou na etapa complementar mas provou que não é um bicho papão, fora do alcance dos guerreiros do Minho. Longe disso. Foi um Braga real no Parque dos Príncipes.
Uma vez mais, o Sporting de Braga terá surpreendido os seus adversários pela postura altiva apesar da falta de historial europeu. Parecia quase arrogância, aquela arrogância que normalmente é apontada ao técnico Jorge Jesus, mas extremamente útil e louvável como argumento central apresentado por uma equipa em nada inferior ao Paris Saint-Germain.
Pedro Pauleta foi homenageado pelos locais e acompanhou o encontro a partir das bancadas do Parque dos Príncipes. O antigo internacional português seria um dos elementos mais identificados com a audácia minhota. O Paris Saint-Germain, sobretudo na primeira metade, pareceu claramente surpreendido com a maturidade de uma equipa portuguesa que costuma ficar na sombra dos denominados grandes.

Renteria com rapidez a mais
Jorge Jesus continuou a lutar contra as limitações físicas em elementos nucleares do plantel. Rodriguez regressou ao eixo da defesa, colocando um ponto final nas adaptações, mas notou-se a falta de ritmo em unidades como César Peixoto. Na frente Jorginho foi a unidade cerebral utilizada para servir o irrequieto Renteria.
O treinador do Sp. Braga manifestara o desejo de garantir um golo na Cidade Luz. Renteria teve a oportunidade para fazer isso mesmo, no melhor período da equipa arsenalista, até bem perto da primeira meia-hora. O colombiano conseguiu isolar-se mas adiantou demasiado o esférico, permitindo a saída do guardião Edel.
O Paris Saint-Germain fez soar o alarme e, perante o cenário pouco animador, decidiu apostar em algo mais que os lances de bola parada. Os gauleses criaram algumas situações de embaraço para Eduardo, em livres, cantos ou lançamentos de linha lateral, mas parecia pouco para o futebol apresentado pelos portugueses.
Paris com novas luzes
Na etapa complementar, Paul Le Guen procurou emendar a mão e notou-se a crescente agressividade gaulesa na redução de espaços. O banco de suplentes acolhia nomes perigosos e o PSG cresceu nitidamente com as entradas de Giuly e Hoarau, um avançado promissor. Jesus percebeu o risco e apostou no músculo, trocando Peixoto por Stélvio. Logo depois, Rothen atirava ao poste! Um sério aviso.
Sem recorrer ao tabuleiro, Le Guen e Jesus pareciam jogar xadrez com as unidades disponíveis. O português dividia-se entre o que seria a necessidade de proteger a baliza de Eduardo e o engodo para surpreender em contra-ataque. O gaulês queimava os cartuchos com Kezman, mais um avançado. Jorge respondia com outro avançado, Paulo César. O jogo abriu, a velocidade aumentou, mas o nulo perdurou até ao apito final.
in maisfutebol

Presidente inagura Casa de Paris

O presidente do Sp. Braga, António Salvador, irá liderar a comitiva bracarense que vai marcar presença, na tarde desta quarta-feira, na inauguração da Casa do Sporting de Braga de Paris, sediada em Ivry Sur Seine, localidade que fica nos arredores da capital francesa.
António Salvador e a delegação bracarenses vão aproveitar a estadia em Paris, onde o Sp. Braga defronta quinta-feira o Paris Saint-Germain, na primeira mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA, para inaugurar aquela que é a segunda casa do clube minhoto além-fronteiras - em junho do ano passado foi inaugurada a primeira em Zurique, Suíça.
O Sp. Braga tem ainda núcleos no Canadá (na cidade de Toronto) e no Luxemburgo, países que, juntamente com a França e a Suíça, têm uma forte presença de emigrantes da região de Braga e do Minho em geral.
in record

Cachecois à venda


Já se encontram à venda os cachecois alusivos à conquista da Interoto, e ao jogo contra o PSG. Apesar de o SC Braga vir em crescente nos últimos anos, e de nos fazer antever voos maiores, são sempre momentos que devemos recordar mais tarde, nomeadamente através de um cachecol referente e esse feito.
O preço de ambos os cachecois é de 8€ e encontram-se à venda nos locais habituais.

A caminho de Paris...

Os adeptos bracarenses começaram já a sua caminhada rumo a Paris. Muitos vão de avião, em empresas de Low cost, outros através dos pacotes oferecidos por praticamente todas as agências de viagens a operar na cidade de Braga. Para além dos que vooam rumo a Paris, muitos seguem sob quatro rodas... Em viaturas próprias, em auto-carros organizados, ou até mesmo à boleia com camionistas, tudo serve para chegar a Paris!
Para além destes, espera-se também a comparência da comunidade portuguesa espalhada por por França, Luxemburgo, Suiça e outros países, que também não vão perder esta oportunidade para apoiar o SC Braga rumo a uma vitória que apesar de ser muito difícil, ninguém toma como impossível!
FORÇA BRAGA!

A indiferença francesa

O PSG não parece muito preocupado com o jogo frente ao SC Braga... A equipa francesa, reacheada de estrelas, não fala muito do encontro de Quinta feira, sendo inclusive a página inicial do seu site dedicada unicamente ao clássico do próximo fim de semana frente ao Marselha. Após as declarações dos dirigentes e equipa técnica, na qual diziam que o SC Braga era uma adversário claramente à altura, esta é mais uma prova da confiança que reina no Parque dos Principes. Veremos o que acontece...

Jogo fraquinho, com a cabeça em Paris


... foi o que se viu ontem na Reboleira. O SC Braga não foi além de um empate a duas bolas frente à equipa da Amadora, numa jornada em que os seus adversários directos perderam todos. A equipa bracarense entrou em campo com a cabeça em Paris. Notou-se claramente que os jogadores do SC Braga não queriam nada como jogo, pertencendo ao Estrela as melhores oportunidades de golo. O facto de o Estrela ter estado a ganhar por duas vezes diz muito daquilo que se viu ontem. A equipa de Jorge Jesus não funcionou, o bom futebol que já tantas vezes foi praticado nem se viu, e a tremideira na defesa nem vale a pena falar!

Ontem pela primeira vez, as debilidades provocadas pelas lesões fizeram-se sentir com mais evidência! No jogo com o Guimarães surgiram os primeiros sintomas, ontem foi a confirmação. Na defesa, o Stélvio continua a não sar segurança nenhuma. Lento sobre o adversário, não é capaz de jogar na antecipação, e as sucessivas faltas que comete podem sair caras. No meio campo, a ausência de um Luis Aguiar activo e por incrível que pareça do César Peixoto, foram evidentes. Nunca pensei vir a dizer isto, mas ontem o César fez falta à equipa e espero para bem e todos nós que ele recupere para o jogo em Paris. Para terminar, o ataque... O Renteria continua a ser um jpgar capaz do melhor e do pior. Ontem falhou um golo porque preferiu jogar bonito em vez desimples. Por vezes resulta, mas ontem não saiu nada bem! Por outro lado, e ele que me perdoe, continuo a não gostar do Paulo César. Há momentos do jogo em que ninguém o vê em campo, desaparece por completo e quando aparece teima em cair e em tentar conquistar faltas que em nada contribuem para o espectaculo que é o futebol.

Última nota para o Orlando Sá, um golo de cabeça que valeu o quarto lugar, marcado com o pescoço que também vale! Este miúdo ainda tem muito para apresnder, mas por outro lado também é precisao dar-lhe mais tempo de jogo para mostrar o que vale.

A 9 jornadas do fim do campeonato, continuamos à espera do que pode ainda o Braga fazer. Temos equipa, temos treinador, temos presidente e temos adeptos... Faltam os resultados! A interoto foi o primeiro, muito em breve veremos se há mais.

O ponto que dá o 4º lugar

Braga vence derradeira edição da Intertoto

O Sporting de Braga é o detentor, por direito próprio, da última edição da Taça Intertoto, após ter sido a equipa proveniente da referida prova a chegar mais longe na Taça UEFA do que qualquer outra das dez vencedoras.

Qualificação

Com a remodelação das competições europeias a partir de 2009/10 a assinalar o fim da Taça Intertoto, a derradeira edição da prova começou em Junho último, quando ainda se disputavam os quartos-de-final do UEFA EURO 2008™. A prova concluiu-se em finais de Julho, tendo apurado Aston Villa FC, Grasshopper-Club, IF Elfsborg, RC Deportivo La Coruña, Rosenborg BK, Sp. Braga, SC Vaslui, SK Sturm Graz, SSC Napoli, Stade Rennais FC e VfB Stuttgart para a segunda pré-eliminatória da Taça UEFA.


PSG na mira

Cinco dessas equipas qualificaram-se posteriormente para a fase de grupos da Taça UEFA, onde o Rosenborg foi afastado, facto que deixou Aston Villa, Deportivo, Estugarda e Braga em luta por um lugar nos 16 avos-de-final. A formação portuguesa foi a última resistente, após eliminar o R. Standard de Liège por um total de 4-1, resultado que valeu o apuramento para os oitavos-de-final, o confronto com o Paris Saint-Germain FC e a honra de poder ser declarado vencedor da Taça Intertoto, por ser a única formação ainda em prova.


Caminhada do Bordéus

O troféu será entregue pela UEFA aos bracarenses antes do encontro da segunda mão ante o PSG, no dia 19 de Março, no qual os comandados de Jorge Jesus tentarão tornar-se a primeira equipa a vencer a Taça UEFA depois de transitar da Taça Intertoto. A melhor campanha na competição é ainda a do FC Girondins de Bordeaux, quando chegou à final da competição em 1995/96, onde viria a perder frente ao FC Bayern München.



in Uefa

Um golo que vale três pontos!


Original Video- More videos at TinyPic

Os Guerreiros do Minho partem Tudo!

O SC Braga venceu esta noite o Vitória de Guimaraes por 1-0, somando assim mais três pontos na classificação estando agora em quarto lugar, em igualdade pontual com o Leixões e Nacional.
O derby acabou por não ser uma belo jogo de futebol. A equipa bracarense chegou à vantagem aos 7 minutos por intermédio de Paulo César, conseguindo daí para a frente gerir o resultado. Depois do golo o Braga contou com algumas oportunidades de golo, mas não conseguiu concretizar.
A segunda parte acabou por ser apenas uma mera formalidade, com o desgaste dos jogadores do Braga a fazer-se sentir, bem como a falta de qualidade do plantel do Vitória. Mais uma vez foi possível assistir ao péssimo trabalho que o técnico Manuel Cajuda tem realizado. A equipa de Guimarães não demontrou hoje em Braga saber jogar futebol, bem pelo contrário, o jogo foi até pautado por entradas perigosas sobre jogadores do Braga constantemente derrubados.
A justiça do resultado desta partida não merece contestação, este foi também um prémio para a equipa do Braga, que após o apuramento de Quinta feira para a eliminatória na Taça Uefa, não desiste no campeonato e continua a sua luta.
No próximo Domingo o SC Braga desloca-se à Reboleira para defrontar o Estrela da Amadora em mais um jogo que promete ser difícil uma vez que a equipa da Amadora tem demonstrado um enorme carácter e profissionalismo apesar de os salários tardarem a chegar.