Imprensa desportiva
SC Braga - Sporting: Fotos do jogo
Mais três pontos, EU ACREDITO NO SC BRAGA
SC Braga - Sporting: Convocados
O central Rodríguez e o avançado Paulo César regressaram às opções do técnico.
De fora ficaram o defesa brasileiro André Leone e médio argentino Andrés Madrid, pois ainda recuperam das respectivas lesões.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Eduardo e Kieszek;
Defesas: Filipe Oliveira, Miguel Garcia, Moisés, Rodriguez, Paulão e Evaldo;
Médios: Vandinho, Hugo Viana, Mossoró, Luís Aguiar, Rafael Bastos, Peña;
Avançados: Alan, Matheus, Adriano, Paulo César, Renteria e Meyong.
Mensagem deste blogue aos jornalistas que tentam empurrar os passarocos para primeiro:
Até sempre Zé!
Braga goleia Leiria apenas para cumprir calendário
Eduardo renova contrato até 2013
O guardião transmontano, de 27 anos, não escondeu a satisfação pelo acordo e frisou estar "bastante grato" ao clube minhoto. "É o reconhecimento do trabalho que tenho vindo a desenvolver ao longo dos anos no Sporting de Braga. Estou no meu clube do coração, onde me formei como homem e jogador", frisou o jogador, em declarações publicadas no site oficial dos arsenalistas.
Eduardo, que chegou a Braga aos 16 anos para jogar nos juvenis, sofreu apenas 6 golos em 16 jogos do campeonato desta temporada e é um dos activos mais importantes da equipa liderada por Domingos Paciência. A renovação surge poucos meses antes da previsível participação no Mundial'2010, na África do Sul, onde se perfila como principal candidato para ser o número 1 da Seleção Nacional.
O guarda-redes natural de Mirandela - deixou o clube local para integrar as camadas jovens dos arsenalistas - esteve emprestado ao Beira-Mar em 2006/07, repetindo depois nova época de rodagem, no Vitória de Setúbal. Em 2008/09 regressou definitivamente à cidade dos arcebispos e, pouco depois, o selecionador nacional, Carlos Queiroz, confiou-lhe a titularidade na Seleção, cuja baliza nunca mais largou.
Rodriguez treina sem quaisquer limitações
Os ‘arsenalistas’ regressaram esta quinta-feira ao trabalho, depois da vitória por 3-1 diante do Freamunde, nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, na passada quarta-feira. Rodriguez foi integrado no plantel, tendo treinado sem quaisquer limitações.
O defesa brasileiro André Leone esteve ausente do treino, pois contraiu uma lesão muscular na coxa esquerda no jogo de quarta-feira.
Os novos reforços Renteria e Luís Aguiar ainda estão em dúvida para o jogo com o União de Leiria, para a Taça da Liga, pois ainda não têm os certificados internacionais.
Os juniores Guilherme, Aníbalm Veiga e Tiago Gomes treinaram com o plantel principal e podem ser utilizados na recepção à turma de Leiria.
Na sexta-feira, os ‘arsenalistas reencontram-se para mais uma sessão de trabalhos agendada para as 10 horas, no Estádio Axa.
in Ojogo
Braga segue em frente na Taça de Portugal
O jogo ainda não desabrochara e já Paulo César se via com meio-golo nos pés. Mossoró descobriu-o pelo canto do olho, mas o extremo bracarense deslumbrou-se frente a Tó Figueira e rematou ao lado. Isto foi aos quatro minutos. Prometia o Braga. Mas a promessa não foi cumprida durante os primeiros 45 minutos. Se os líderes da Liga vinham com pose de grande, depressa a perderam.
O Freamunde, que já eliminara a União de Leiria na quarta eliminatória, decidiu devolver o remoque, não mediu distâncias, esqueceu-se do peso do adversário, partiu para a frente e numa luta desigual resistiu uma hora.
Falta de inspiração durou uma hora
O caminho para a área adversária passava invariavelmente pela direita, onde o lateral Raviola empilhava o jogo da formação de Jorge Regadas. Driblou Evaldo por mais de uma vez, cruzou, chutou e quase teve direito a um brinde quando a bola bateu no relvado e quase traía Eduardo.
A Raviola juntava-se Bock, um super-avançado, recordista de golos nas divisões inferiores do futebol nacional, que prendeu os dois centrais bracarenses ao sector mais recuado. E do lado do Braga cada virtuoso só aparecia a espaços: a visão de jogo de Mossoró, o pique de Alan e os passes de Hugo Viana estiveram por uma hora inteira alheados do jogo. Pelo que a história da primeira parte, prometia ser a da segunda, caso o Freamunde não quebrasse, primeiro física e depois animicamente. Aliás, no recomeço da segunda parte Marco Cláudio, de costas para a balizam rodou e rematou em jeito à entrada da área, com a bola a embater com estrondo na baliza de Eduardo.
Reacção à líder mascara o resultado
Foi o canto do cisne na terra dos galos capões. O Braga parece ter olhado para o relógio e visto que tinha pouco mais de meia-hora para desequilibrar um jogo que tinha obrigação de vencer. E a lógica impôs-se pela fortuna de Filipe Oliveira, que num cruzamento largo inaugurou o marcador.
Pior ficou o Freamunde quando Marco Tiago fez duas simulações em quatro minutos, viu um cartão amarelo por cada uma delas e acabou expulso. Porém, a formação de Jorge Regadas ainda tinha um cartucho, único: esgotou-o aos 70m, quando Bertinho desviou de cabeça para fazer o empate. Pairava a sombra do prolongamento. Por pouco tempo.
O Braga puxou os galões de líder e de favorito a passar esta quinta ronda da Taça de Portugal. Na jogada seguinte, veio a resposta: Hugo Viana cruzou, Moisés, de acordo com os mandamentos, cabeceou e voltou a colocar em vantagem os arsenalistas. O 2-1 estava feito e a sentença chegaria momentos depois, por Matheus, que aproveitou uma excelente recuperação de bola de Alan para driblar Tó Figueira e empurrar para o fundo das redes e fechar um resultado enganador.
Ficha de jogo:
Complexo Desportivo de Freamunde Espectadores: 2.500 Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco), auxiliado por Jorge Cruz e Celso Pereira. 4.º árbitro: Nuno Roque.
Freamunde: Tó Figueira; Raviola, João Paulo (Bertinho, 65), Romaric e Marco Tiago; Luiz Carlos, Luís Pedro, Tarcísio e Emanuel; Marco Cláudio (Cascavel, 61); Bock (Barbosa, 69)
Sp. Braga: Eduardo; Filipe Oliveira, Moisés, Leone (Paulão, 59) e Evaldo; Vandinho, Hugo Viana e Márcio Mossoró (Miguel Garcia, 79); Alan, Meyong (Matheus, 61) e Paulo César.
Ao intervalo: 0-0 Golos: Filipe Oliveira (58); Bertinho (70); Hugo Viana (72); Matheus (79)
Disciplina: cartão amarelo para Bock (30); Marco Tiago (62 e 66); Hugo Viana (75). Cartão vermelho para Marco Tiago (66), Paulo César (75)
Liderança continua a morar no Minho
Luis Aguiar é o último reforço
Se dúvidas restassem sobre os objectivos do Braga até ao final da época, a contratação de Luis Aguiar esclarece-as por completo. Os guerreiros do Minho só pensam em ser campeões e ontem surpreenderam ao anunciar o regresso do médio uruguaio, que em Junho venderam ao Dínamo de Moscovo por três milhões de euros, apenas por metade do passe. Aguiar volta por empréstimo até ao fim de Junho, podendo os arsenalistas negociar a permanência em definitivo do jogador, findos os seis meses de cedência. As excelentes relações entre as partes (os dois clubes já negociaram Luís Loureiro, Cícero, Jorge Luiz e Frechaut), bem como a proximidade com Jorge Mendes, facilitarão o processo.
Com esta entrada, que se junta a Miguel Garcia, Tiago Pinto, Rafael Bastos e Renteria, o Braga aumenta para cinco o número de jogadores a inscrever este mês, número limite da Liga de Clubes para esta janela do mercado.Significa isto que, se o lateral-esquerdo estiver já inscrito, como tudo indica, não poderá ser contratado mais nenhum reforço e o plantel fica definitivamente fechado, pelo menos em matéria de entradas.
Apesar de titular em Moscovo (fez dois golos nos 14 jogos disputados em meia época), Luis Aguiar não queria estar parado até Março, altura em que recomeça o campeonato. Estar presente no Mundial, apesar de nunca chamado à selecção uruguaia, continua a ser um sonho e só o regresso à excelente forma da época passada o pode alimentar. Em Braga, Luis Aguiar tem a certeza que será feliz. Para os bracarenses, esta é claramente a melhor solução para reforçar a equipa e garantir simultaneamente alternativa a Hugo Viana e Mossoró, pois pode jogar como médio de transição ou nas costas do ataque.
Aguiar conhece perfeitamente o Braga e também os métodos e esquemas tácticos de Domingos Paciência, pois foi seu jogador na Académica, em 2007/08. Dispensa tempo de adaptação e estará à disposição na próxima semana.
in Ojogo
Brevemente roubo num estádio perto de si!
Sábado:
Olhanense-Naval, Vasco Santos (Porto)
Vitória de Guimarães-Vitória de Setúbal, João Capela (Lisboa)
FC Porto-Paços de Ferreira, Rui Costa (Porto)
Sporting-Nacional, Bruno Paixão (Setúbal)
Domingo:
Belenenses-Leixões, Duarte Gomes (Lisboa)
Rio Ave-União de Leiria, Paulo Baptista (Portalegre)
Académica-Sp. Braga, Lucílio Baptista (Setúbal)
Marítimo-Benfica, João Ferreira (Setúbal)
Preço dos bilhetes afasta adeptos bracarenses de Coimbra!
"Não tenho milhões mas tenho equipa"
Um "jogo inteligente" fez do Braga campeão de Inverno, com uma "vitória justa" e sem grande sofrimento diante do Nacional. Domingos Paciência admitiu que, quando chegou ao Braga, então agitado pela indefinição do plantel e por lesões, não imaginou que pudesse virar o campeonato na liderança, mas, mais importante do que olhar para trás, destacou, é "continuar a lutar". "Se, em Agosto, não pensava que isto pudesse estar a acontecer, agora há que sonhar e acreditar, também por estes adeptos. Será difícil manter esta posição, mas, com humildade e honestidade, lutaremos por isso", prometeu, sem perder o tom comedido utilizado até aqui. "Há que ter noção da realidade", lembrou: "Não tenho dois ou três milhões para comprar um jogador, mas, tenho uma equipa que, no seu todo, me oferece garantias. O Rodriguez é o único que ainda não marcou, nesta equipa; isso prova que o Braga é uma equipa no seu todo." Domingos Paciência comentou de forma vaga a hipótese de Renteria regressar a Braga, contornando o tema dos reforços. Na SAD há o desejo de "enriquecer o plantel", torná-lo "ainda mais forte", mas, "mais importante, é a estabilidade dos que já cá estão".
in Ojogo
Renteria de regresso a Braga
O empresário Jorge Machado já confirmou o negócio e o colombiano deve inclusive treinar na terça-feira. "Ele gosta muito de Portugal e pretende fazer muitos golos até ao final da época. É sempre bom regressar a casa", frisou o agente de Rentería.
Domingos Paciência vê assim o seu ataque reforçado, num sector onde já conta com Meyong, Adriano, Paulo César, Yazalde e Matheus.
in sapo.desporto