Comentários ao jogo
Próxima paragem: Paris!
O susto da jornada
O jogador «sofreu uma contusão cervical», «realizou alguns exames que não revelaram qualquer lesão» e já deixou a Figueira da Foz, segundo fonte hospitalar da Agência Lusa.
No final do jogo, de acordo com o assessor do clube bracarense, Frechaut iria realizar «exames de rotina», contudo, recusou prestar «mais informações» sobre o estado de saúde do atleta, que remeteu para «amanhã [segunda-feira]».
in maisfutebol
Rescaldo do jogo
Mas que grande jogo
O SC Braga venceu esta noite o Standard Liege por 3-0 tornando fácil um jogo que se julgava ser de dificuldade extrema. Mais uma vez a equipa de Jesus entrou muito bem no jogo, bem colocada em campo e sempre pronta para sair no ataque certo.
Renteria brilhou no primeiro golo, com um remate formidável que fez todo o estádio saltar com o golaço do colombiano. André Leone foi o autor do segundo golo, numa jogada de laboratório na sequência de um livre. O terceiro e último golo veio ja na segunda parte, em mais uma brilhante jogada do SC Braga concluida por Luis Aguiar.
O Braga ganha asim uma vantagem confortável para a deslocação à Bélgica, sendo que no futebol nada é impossívl por isso há que ter alguma prudência e não facilitar.
É preciso vencer!
Boloni: «Sp. Braga tem velocidade e fantasia»
Na antevisão ao jogo da primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA, Lazlo Boloni enalteceu a qualidade do adversário de quarta-feira e caracterizou a equipa de Jorge Jesus como uma formação com 'enorme velocidade e muita fantasia'.
'Pode ser uma vantagem, para mim, conhecer bem os princípios do futebol português, porque é diferente jogar em Portugal ou França. O futebol latino é diferente do anglo-saxónico', afirmou.
Laszlo Boloni considerou que nem Sporting de Braga nem Standard Liége são 'grandes na Europa', embora tenha considerado que a formação portuguesa, 'pela sua qualidade e maturidade', para lá caminha.
'O Sporting de Braga sempre foi uma das melhores equipas em Portugal. Lembro-me do Tiago e do Quim, por exemplo, e da dificuldade que era jogar em Braga'.
Apesar dos elogios aos bracarenses, Laszlo Boloni tem esperança em conseguir apurar a formação belga para os 'oitavos', recorrendo para isso à 'juventude e ambição' dos seus jogadores.
'O Braga tem jogadores capazes de conseguir resolver individualmente, como Meyong, Alan, Renteria ou Luís Aguiar', finalizou Boloni.
A partida entre Sporting de Braga e Standard Liége tem início às 20:45, no estádio AXA, em Braga, com arbitragem do cipriota Costas Kapitanis.
Convocados para a jornada europeia
A lista de Gverreiros do Minho convocados é a seguinte: Eduardo, Mário Felgueiras, João Pereira, André Leone, Frechaut, Evaldo, Edimar, Stélvio, Vandinho, Luís Aguiar, César Peixoto, Mossoró, Alan, Jorginho, Matheus, Orlando Sá, Renteria e Meyong.
Não te esqueças do cachecol
· Centro de Atendimento ao Sócio nas Galerias do Bingo
· Loja SCB no Braga Parque
Falta de sorte ou azar?
Após a vitória em Alvalade e nas vésperas de mais uma jornada europeia o SC Braga não podia receber o Leixões (que muitos dizem ser um adversário directo apesar de eu discordar) mais motivado e com mais vontade de continuar a subir na tabela.
Cerca de 22 mil pessoas estiveram presentes no Estádio AXA, graças a mais uma campanha de charme da SAD Bracarense que não desiste de tentar puxar a cidade até si. Dia solarengo, a iluminar os muitos casais que festejaram o São Valentim a puxar pelo nosso Braga, bom ambiente, duas equipas que estão na luta pelos lugares cimeiros da classificação, todos os ingredientes para uma boa partida de futebol!
Os primeiros 15 minutos ainda enganaram muita gente que tinha então a certeza que iria ver uma boa partida de futebol, no entanto essa seria antes uma mentira digna de um dia das mentiras e não de uma dia dos namorados...
A equipa do Leixões desapareceu do jogo, limitou-se a defender perante uma equipa do SC Braga claramente superior e que teimava em não deixar sair o seu adversário da toca. Este é o tipo de futebol que normalmente assistimos em jogos da Taça, jogos em que as equipas de escalões inferiores se deslocam à casa das equipas da 1º Liga a pensar que empatar o jogo e seguir para prolongamento já seria uma vitória. Essa foi a mentalidade do Leixões, defender, defender, e defender, foi isto que nos vieram a Braga mostrar. Por esse motivo é que não considero o Leixões uma equipa capaz de lutar pelos primeiros lugares, enfrentar os seus adversários de peito aberto é o que se pede ás equipas de futebol, jogar para ganhar, sempre para ganhar e nunca para empatar. Essa é a principal diferença entre os fortes e os fracos, e todas as equipas que teimem em jogar como a turma de matosinhos fez no passado Sábado, continuarão a ser fracas enquanto não alterarem a sua mentalidade.
Lembrem-se que o sucesso não se atinge num ano, não se alcança com sorte, mas sim com trabalho, humildade e acima de tudo com vontade de vencer. Felizmente é esse querer e essa garra que eu vejo nos jogadores do SC Braga, nos seus dirigente e equipa técnica. E essa vontade de ganhar, sem medo nem receios, será recompensada mais cedo ou mais tarde!
Quanto ao (auto) golo (infeliz) de Frechaut, nada a dizer, acontece a quem lá está e não podemos condenar um jogador que tudo faz por esta equipa mesmo que o faça em prejuízo de si mesmo, tendo constantemente de se adaptar a novas posições e diferentes formas de jogar, em vez de se afirmar na sua posição de raíz e na qual muito provalvelmente prefere jogar.
Quarta-feira, é para ganhar!
Yazalde marca nos sub-21
O avançado do SC Braga cedido ao Rio Ave voltou a marcar, desta vez ao serviço da seleção nacional sub-21. O jovem talento ex-Varzim ja tinha apontado um golo ao serviço do Rio Ave no passado fim de semana confirmando assim a veia goleadora que ja tinha demonstrado ao serviço da equipa poveira.
Yazalde começa assim a dar nas vistas, e se assim continuar tem todas as condições para que na próxima época possa incorporar o plantel bracarense.
Agora ou nunca
Jorge Jesus lá vai dizendo que não é um sonhador e que não possui as mesmas armas que os grandes para discutir o título ou um lugar na Champions, mas a verdade é que à saída da 17.ª jornada da Liga o Sp. Braga demonstrou que tem argumentos e condições para se bater com os poderosos do futebol português. A exibição e resultado de Alvalade deixaram claro que os arsenalistas possuem um conjunto eficaz e com diversas opções, capaz de suplantar os obstáculos que terá pela frente à entrada do último terço do campeonato.
O ciclo terrível que a equipa de Jesus teve de enfrentar no arranque de 2009, com os três grandes, além de Belenenses e Paços de Ferreira, foi ultrapassado com nota positiva: 9 pontos em 15 possíveis. Os únicos perdidos foram nos polémicos embates com Benfica e FC Porto, o que diz bem da motivação dos guerreiros do Minho nesta altura.
Encontrando-se num período ascensional, o Sp. Braga terá até à Páscoa um calendário teoricamente mais favorável, podendo recuperar a totalidade ou pelo menos parte dos 9 pontos cedidos na primeira volta, frente aos mesmos adversários. Contudo, isso só será possível mediante uma carreira mais regular, especialmente com mais vitórias conquistadas fora de portas.
No entanto, é importante salientar que, nesta fase, os arsenalistas terão de defrontar os belgas do Standard de Liège nas duas mãos dos 16 avos-de-final da Taça UEFA, e com naturais ambições.
Moisés operado a pubalgia
O central brasileiro Moisés foi hoje operado a uma pubalgia. O SC Braga fica assim novamente com a defesa em obras, uma vez que para além do brasileiro, também Rodriguez, operado no início de Janeiro a uma lesão no ombro, está inoperacional para Jorge Jesus.
Feitas as contas JJ fica apenas com André Leone e Paulo Jorge, sendo que o último recupera ainda de uma lesão contraída no princípio da época, evistindo ainda a hipótese Frechaut que tem sido uma espécie de tapa-buracos.
A melhor equipa portuguesa da actualidade...
O SC Braga é hoje sem a mais pequena dúvida a equipa que melhor futebol pratica em Portugal. Exibições de luxo têm sido uma constante,é certo que por vezes jogar contra duas equipas é mais difícil, no entanto assim até parece "dar mais gosto"! A equipa bracarense tem sabido encher o campo, com movimentações rápidas, e acima de tudo um toque de bola formidável. Ao contrário do que acontece em outras formações do nosso campeonato, a bola não queima nos pés dos nossos jogadores, que a conseguem fazer circular e facilmente ultrapassar as linhas adversárias.
Para ajudar à festa, com uma defesa remendada mas sólida, o SC Braga tem a defesa menos batida da Liga Sagres e o guarda redes que menos vezes teve que ir buscar a bola ao fundo das redes.
O ponto fraco da nossa equipa tem sido no entanto a finalização, sendo Renteria o grande culpados desses fracassos, algo que de uma forma ou de outra tem sido ultrapassado e que esperamos que não nos cause problemas graves no futuro.
Temos ainda a segunda volta pela frente, muita coisa ainda está por decidir. Com um plantel de luxo, e com um treinador que tem sido impecável, temos hipóteses de chegar mais longe, resta saber até onde!
Por outro lado, a Taça UEFA já está aí a bater à porta. Mais um desafio às ambições bracarenses e à determinação da legião que enche de orgulho toda a sua gente..
BragaSempre
Dupla bracarense na Seleção
Eduardo uma presença mais do que natural. Neste momento outra coisa não seria de esperar, uma vez que não existe a menos dúvida de que é ele o melhor guarda redes português da actualidade. O facto de não representar nenhum dos chamados clubes grandes ainda lhe confere mais mérito e mais valor.
O primeiro está rigorosamente esquecido esta época, encantado com o interesse do AC Milan Stélvio desviou-se do seu objectivo principal e tem agora em JJ o seu principal adversário para retomar a sua melhor forma. Já a recente aquisição Yazalde, nem chegou a pousar em Braga, foi cedido ao Rio Ave para ganhar rodagem e tentar amadurecer num clube onde tem mais oportunidades para brilhar.
Jorge Jesus: «Braga venceu com justiça»
Jorge Jesus apreciou bastante a qualidade técnico-tática do encontro de Alvalade, com o treinador do Sp. Braga a enfatizar que o triunfo da sua equipa diante do Sporting foi plenamente merecido.
'Foi um grande jogo. Tanto o Sporting o Braga demonstraram uma grande qualidade técnica e tática. Ambas equipas jogaram com o sentido de fazer golos. O jogo foi bem disputado em termos de intensidade. Na primeira parte fomos melhores. A vitória do Braga foi justa. Como no outro jogo, o Braga voltou a ser melhor do que o Sporting e hoje venceu com toda a justiça', afirmou o técnico bracarense à RTP1.
Braga vence em Alvalade
O Braga conseguiu finalmente traduzir o seu futebol em pontos e em vitórias demonstrando a qualidade do seu plantel e do seu futebol.