Liga Intercalar


O dia 28 de Novembro marca o início da nova Liga Intercalar.

Trata-se de uma prova da Associação de Futebol do Porto e que será disputada por F.C. Porto, Boavista, Leixões, Sp. Braga, V. Guimarães, Trofense, Varzim, Gondomar, Penafiel e D. Aves.

A competição é uma espécie de antigo campeonato de reservas, que se realiza a Norte, todas as quartas-feiras, com jogos à tarde.

Organiza-se em dois campeonatos, o de Inverno e o de Primavera, sendo que cada um apura duas equipas para a fase final.Em princípio apurará os dois primeiros classificados de cada competição, se alguma equipa se repetir passará à fase final a equipa que no conjunto dos dois campeonatos fizer mais pontos.

A fase final disputar-se-á com uma meia-final e uma final.Este campeonato regional traz algumas inovações curiosas. Na pontuação, por exemplo.

As vitórias valem três pontos, os empates com golos dois pontos, os empates sem golos um ponto e as derrotas zero pontos.Uma competição para juniores, menos utilizados e recém saídos de lesõesA Liga Intercalar pretende ser um campeonato de reservas, funcionando por isso com jogadores menos utilizados, jogadores juniores e jogadores que regressem de lesão. Uma forma de manter os menos utilizados com ritmo competitivo.Apesar disso, cada equipa terá que incluir na ficha de jogo sete jogadores com contrato profissional e terá de manter cinco deles em campo permanentemente.

Outra curiosidade prende-se com as substituições: serão permitidas três alterações durante o jogo e mais duas ao intervalo.Por fim refira-se que cada clube tem que pagar dois mil euros pela inscrição, ficando a equipa visita ainda obrigada a dispensar o respectivo campo para os jogos em casa e a suportar todas as despesas relativas à organização do respectivo jogo.A organização pretende que os jogos despertem a cobiça dos mais jovens e reformados, estabelecendo para isso que as entradas deverão ser grátis, embora possam se o clube visitado assim entender custar até um máximo de cinco euros.

No final haverá prémios para o clube vencedor, para o finalista vencido, para a equipa que demonstrar maior fair-play, para o melhor marcador da Taça Intercalar, para a equipa com mais golos marcados e para o guarda-redes menos batido.

Sem comentários: