Jorge Costa fez balanço do estágio

Jorge Costa fez o balanço do estágio que o SCBraga realizou em Billerbeck, Alemanha, considerando-o importante por vários motivos. O treinador disse que o facto de a equipa ter passado 12 dias junta serviu para "trabalhar bem, melhorar em termos físicos, começar a definir o modelo de jogo e estudar já os aspectos de jogo a aperfeiçoar". O grupo manteve-se sempre "muito unido", as coisas "correram bem" e todos estão ansiosos que a Liga comece. Em suma, Jorge Costa assumiu este como um estágio "óptimo" com uma "entrega fantástica dos jogadores", cujos resultados nos jogos de preparação e exibições demonstraram uma "cultura de vitória exemplar", havendo ainda "muito a corrigir". Nesta altura da época nenhum treinador pode dizer que tem uma equipa perfeita, mas o nosso considera que a equipa está já num "bom nível".

O SCBraga não vai entrar na Liga como candidato ao título, mas sempre com uma "mentalidade de vitórias". Aliás, a conquista da Liga não é um objectivo, mas nas outras competições a ambição passa por aí. A Liga é uma prova de regularidade, sendo claramente mais difícil atingir essa meta, mas no que respeita à Taça de Portugal e Taça da Liga, provas com menos jogos, a probabilidade é maior e os arsenalistas vão "à luta". "Entrar em todos os jogos para vencer" é uma cultura instalada no balneário bracarense que Jorge Costa quer que esteja sempre em evidência.
Nas últimas épocas, as consecutivas boas classificações do SCBraga, as participações nas competições da UEFA e o excelente desempenho da estrutura do clube, colocam a fasquia cada vez mais alto. "O objectivo é o de nos aproximarmos cada vez mais dos ditos grandes", disse o treinador, não deixando de referir também que "temos ainda um longo caminho a percorrer, mas o SCBraga tem dado passos na direcção certa. Falta muito mas há condições para crescer".
O trabalho realizado pelos jogadores em Billerbeck, deixou Jorge Costa "entusiasmado", sabendo que a equipa está "ainda longe daquilo que queremos e podemos fazer". O "Mister" ficou "contentíssimo" e por sua vontade "ficava com todos". Jorge Costa fez questão de valorizar o seu grupo de trabalho, do qual "ninguém será dispensado". "22 ou 23 jogadores de campo" é o número que o treinador quer no seu plantel, mas em vez de dispensa, prefere ouvir reajustamento, dado que isso acontecerá “para bem do SCBraga e dos jogadores”.
Ainda é cedo para falar em "equipa base", até porque há "muito a estudar". As expectativas estão elevadas, assume, mas o SCBraga tem um "bom plantel, está no caminho certo", não querendo "euforias" em torna do grupo, pois ainda há muito a trabalhar. "Não se pode exigir nada a esta equipa a não ser lutar sempre pela vitória".
Quanto a possíveis mexidas no plantel, Jorge Costa diz estar "preparado" pois tem um grupo que lhe dá "garantias", embora preferira que isso não aconteça. Mas isso é tal como o Presidente António Salvador disse: "se for uma mais valia, o SCBraga está sempre aberto a bons negócios".
A pré-época começou da melhor forma, só com vitórias, e é assim que todos querem que comece a temporada. "É sempre bom começar a ganhar e “estamo-nos a preparar para estar ao nosso melhor nível, pois só assim vamos conseguir conquistar o objectivo, que é obviamente a vitória", rematou.

in scbraga.com

Sem comentários: