Jornal O Jogo:


Davide sai em definitivo



O anúncio precipitado do clube romeno de contratação da dupla minhota Cesinha e Davide pode, afinal, vir a concretizar-se, ainda que em moldes subtancialmente diferentes dos anunciados. Ou seja, não apenas Cesinha trocou Braga por Bucareste a título definitivo, como isso pode também vir a acontecer com Davide com quem fora anunciado um acordo para jogar no Rapid a título de empréstimo por uma temporada. Nos últimos dias o enredo conheceu novas nuances, com o jogador a baixar a guarda quanto à renitência inicial de viajar para a Roménia. Acompanhando o raciocínio do jogador, a SAD não esconde a vontade de o transferir em definitivo, numa altura em que têm mais um ano de ligação. Aberto um novo cenário para negócio, Braga e Rapid mantêm conversas e pode até acontecer que até amanhã o desenlace aconteça e Davide viaje ao reencontro com Cesinha, em Bucareste, onde está desde o início da semana, para jogar nas próximas duas ou três temporadas. Outro jogador a caminho de... sair é Ricardo Chaves de quem depende exclusivamente a possibilidade de vir a integrar o plantel do Setúbal, onde está Carlos Carvalhal, o técnico que o levou para Braga. A SAD deu autorização ao clube para dialogar com o jogador numa abertura que pode, inclusive, permitir seu regresso a custo zero ao Sado. Já a situação de Andrade continua por resolver e, ao que tudo indica, o jogador vai apresentar-se na terça-feira em Braga, restando saber, depois, é quanto tempo permanecerá por lá.


Hoje é dia Zé do Gol

Na véspera do dia em que os jogadores começarão a regressar a Braga para iniciar a época desportiva, a situação de Zé Carlos deverá passar definitivamente ao papel, depois de uma reunião que António Salvador vai ter com o empresário Maurício Nassif. As partes convergem no sentido do jogador se vincular ao Braga até 2009, faltando apenas acertar as condições do jogador, designadamente a parte salarial. Desde o meio da semana em Portugal, o empresário pode concretizar a vontade do jogador de continuar em Braga.








Atrasos sem desculpa

As férias do plantel minhoto encerram na próxima terça-feira quando, a partir das 8 horas, começarem a chegar os atletas ao Estádio Municipal de Braga para cumprir, então, os indispensáveis exames médicos, após o que as gorduras a mais começarão a ser derretidas, já que, paralelamente aos exames, os jogadores vão iniciar os treinos, a um ritmo não muito elevado As grandes tareias estão guardadas para o estágio em Weissenburg, a partir do dia 15 e até ao dia 27. A par dos "mandamentos" para um controlo alimentar e físico no período de férias, os jogadores levaram também a recomendação de que não haverá contemplações para quem não chegar na data prevista para iniciar a temporada. As multas estão definidas e apenas num caso haverá - aliás, nem tinham alternativa - compreensão. Integrado na selecção da Bolívia que está a disputar a Copa América, que decorre na Venezuela, Rodriguez ainda não tem data prevista para se apresentar em Braga tudo dependendo do percurso da selecção peruana na mais importante competição de selecção da América Latina, no único caso no plantel sem direito a... férias. Outro caso que pode vir a ser equacionado como atraso permitido é o de Andrade, que, com propostas do Santos, Fluminense e Vasco da Gama, pode vir a ser autorizado a permanecer para encontrar clube. O resto do plantel, é certo, começa a partir das oito da manhã a comparecer no Estádio Municipal.

Dani Mallo a caminho de... ficar

Gorada a possibilidade de vir a transferir-se para o Rapid de Bucareste, conforme foi sugerido ao clube romeno pelo líder da SAD minhota, por não se sentir atraído pelas condições que o clube lhe oferecia, Dani Mallo está na iminência de... ficar em Braga, num cenário que não desagrada por completo a Jorge Costa, mas encontra resistência ao nível da SAD. Partindo dos interesses desportivos, a manutenção do guardião espanhol no plantel significa, à partida, uma almofada de folga para o técnico que continuará a ter em Dani o eleito para... número 2 na baliza. Kieszek ainda tem um processo de adaptação pela frente e é novo, enquanto Ricardo é júnior e está ainda em processo de aprendizagem. A questão que se coloca, para a SAD, passa, invariavelmente, pelos números... financeiros, ou seja, pelo que se desenha no binómio investimento/rendimento. É que chegado há um ano do Desportivo da Corunha, Dani Mallo é um jogador caro e continuando, mais uma época, à sombra de Paulo Santos, ameaça tornar-se caríssimo. Mas a verdade é que não tem propostas para sair.

Guarda-redes acentuam extremos
Paulo Santos e Ricardo são dois dos quatro guarda-redes que figuram no plantel, mas também o mais novo e o mais velho jogadores do universo da defesa minhota. O primeiro tem 34 anos e o segundo metade, ou seja, quando Paulo Santos ficou conhecido pelas piores razões no Campeonato da Europa sub-16, que decorreu na Escócia, o seu agora companheiro ainda não tinha nascido.

Meio-campo
No reino da experiência

Tudo somado, os nove jogadores que figuram no meio-campo arsenalista para a próxima época - é de prever que haja saídas - somam a provecta idade de 245 anos, quase um quarto de século, o que diz bem da experiência que lá está, pontificando João Pinto como o de mais idade e... mediatismo. Stélvio, filho da antiga estrela do andebol do ABC Filipe Cruz, é o delfim, com apenas 18 anos.

Ataque
Ora 32 ora 18....

Até parece de propósito. Com a excepção de Lenny (19 anos), que surgiu para colmatar a contratação falhada de Sérgio Conceição (32), só há jogadores com 32 anos e 18, ganhando os mais idosos por mais um representante. Para tal muito contribuiu o regresso de João Tomás, a continuação de Zé Carlos e a contratação de Zé Manel. Até parece que foi de propósito.

De avião para o Luxemburgo

Um olhar atento ao programa de estágio do Braga em Weissenburg deixa perceber que, nos dias 21 e 22, a equipa terá dois jogos de preparação em dois países diferentes, sendo que nenhum deles é na Alemanha. Assim, no primeiro, a equipa viajará de autocarro para a Holanda, para defrontar o NEC, após o que regressará ao local da concentração. Horas depois será a vez de um novo "contingente" de jogadores, uma vez que Jorge Costa deverá repartir a equipa pelos dois jogos viajar, agora de avião, rumo ao Luxemburgo, para defrontar o Jeunesse.

Sem comentários: