Casa do Schalke recebe arranque Minhoto!


Weissenburg vai entrar, a partir de 15 de Julho, no quotidiano dos jogadores e equipa técnica do Braga, após ter sido eleito como o local de estágio do plantel minhoto, no momento em que arranca para a temporada 2007/08. Numa unidade hoteleira bem conhecida dos jogadores do Schalke 04 - pois é lá que estagiam sempre que jogam em Gelsekirchen - a comitiva minhota vai encontrar todas as condições para um arraque de temporada que se pretende o melhor possível. Mas não foi tudo, já que a selecção alemã e mesmo a sérvia já utilizaram aquele espaço para preparar alguns jogos internacionais, neste caso os segundos montaram lá o seu quartel-general no último Campeonato do Mundo. A poucos quilómetros de Dusseldorf, Weissenburg oferece extensas paisagens verdes e um silêncio e tranquilidade que fazem daquela localidade um destino muito procurado pelos mais velhos, o que torna a taxa de ocupação anual do hotel muito alta. Para a comitiva minhota, no entanto, foi salvaguardada total autonomia e uma ala do hotel será exclusivamente para os portugueses, que terão também acesso à piscina interior, ao ginásio, zona de sauna, banhos-jacuzzi e hidromassagem da unidade hoteleira sempre que necessário, além de disporem de um auditório e da zona de alimentação como ambientes igualmente privados. Como nota adicional, mas não mernos importante, refira-se que o estágio não representará qualquer dispêndio para os minhotos, que tinham ainda convites para rumar a França e ao Luxemburgo para o mesmo efeito. Apesar das excelentes condições que o hotel e a zona perifética oferecem, grande parte da logística da comitiva chegará à Alemanha no autocarro oficial da equipa, que partirá antes dos atletas e técnicos. Em conclusão, estão reunidas as condições para que a primeira "internacionalização" do Braga no que toca a estágios - nos últimos cinco anos a preferência recaiu sempre em Melgaço, no Alto Minho - se venha a efectuar com sucesso, mas longe de Portugal, o que obrigará os jogadores a uma concentração absoluta no trabalho e ao empenho total na preparação da nova temporada desportiva. O regresso a Portugal, depois de algumas pequenas viagens pela Europa pelo meio, está marcado para o dia 27.

De bicicleta para o treino

Além das valências já descritas, o hotel oferece ainda um serviço já visto noutras latitudes e com outras equipas: quem quiser pode fazer o percurso até ao centro de treinos de bicicleta. É perto, não mais do que cinco minutos a pedalar, e sempre se pode apreciar a paisagem enquanto se faz um pré-aquecimento às pernas. Rodeado de árvores, o caminho é também um convite ao convívio com uma natureza preservada ao máximo a quem nem os olhos menos ecológicos deixarão de fazer justiça. Resta saber se a equipa técnica prefere o autocarro.

Treinos em Billerbeck

Os relvados do centro de treinos, em Stad Billerbeck, são o complemento às excelentes condições que o hotel oferece a quem quiser estagiar em Weissenburg. Distando apenas cinco minutos da unidade hoteleira onde a equipa portuguesa vai passar os 12 dias de estágio, o centro de treinos está dotado de dois campos relvados, um pelado e até de um campo para a prática do voléi de praia. Mas não é tudo, já que para um treino de cariz mais físico – e atendendo ao madrugar da temporada não vão faltar, por certo – existe uma pista de atletismo de 400 metros, rampas e até caixas de areia, um detalhe que não é previsível venha a despertar a atenção de ninguém na comitiva, a menos que seja para brincar aos saltadores... A comitiva portuguesa terá também ao dispor balneários que apenas deverão ser utilizados por uma ocasião – e caso venha a confirmar-se a visita dos alemães do Hammer, das divisões secundárias – no primeiro dos quatro jogos de preparação que a equipa minhota tem agendados para o período em que vai decorrer a concentração em solo alemão. No limite, existe um terceiro relvado nas imediações, que a equipa portuguesa poderá também utilizar para treinos. Contudo, a menor qualidade do relvado deixa perceber que Jorge Costa não irá fazer uso dele. Tudo isto no meio de um enorme espaço verde onde não faltará tranquilidade, aqui e ali quebrada pelas campainhas das bicicletas de curioso que passam. De referir que os outros jogos serão na Holanda, com o NEC (dia 21), no Luxemburgo, com o Jeunesse (dia 22), e na Bélgica, com o Standard Liège (dia 25).

Carreira na Taça UEFA fez disparar convites

A excelente carreira da equipa minhota, pode afirmar-se com total segurança, está na base da "aventura" no estrangeiro para o arranque da nova temporada desportiva. É que os convites a oferecer locais para estagiar não pararam de chegar à SAD minhota que teve algum trabalho para decidir a... agradável situação de poder estagiar num ambiente novo sem ter de despender um euro. De França e do Luxemburgo chegaram convites tentadores, mas a escolha acabou por recair em Weissenburg, onde duas visitas de elementos da equipa técnica e mais tarde departamento médico e SAD para confirmar a logística, acabaram com as poucas dúvidas que restavam e a escolha aconteceu naturalmente. Para os tempos de ócio, há também em Billerbeck minigolfe e até ténis. Um desafio para o plantel minhoto.

Sem comentários: